Santos ofícios: as articulações entre a tradição e a medicina – uma série YAP

Curar através das benzeduras. No interior de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, vivem as duas Rosas. Rosa Pertille e Rosa Carolina Tomasi. Duas mulheres de idades avançadas, diversas histórias para contar e a vontade em comum de ajudar aqueles que precisam. 

À partir do relato destas agentes informais de saúde e da fé na serra gaúcha You Agency Press (YAP) inicia uma série de reportagens que explora a experiência das benzeduras na vida daqueles que a praticam ou tem recurso na busca de alívio às mazelas do corpo e do espírito. 

Gane Colada @Yap

O que se constata é que, muito embora a medicina ocupe um espaço fundamental na sociedade pós-moderna, antigos ofícios populares permanecem como tratamentos alternativos.

Um exemplo da prevalência deste costume é o que se passa no Paraná. Desde 2010, benzedeiras de duas cidades paranaenses, Rebouças e São João do Triunfo, têm suas atividades reconhecidas por leis municipais pioneiras no Brasil.

Ainda assim, a prática não recolhe a unanimidade entre profissionais de saúde e da ciência médica. No último capítulo da série, vamos explorar o que se pode afirmar sobre a eficácia e os potenciais malefícios desta tradição de influência jesuíta e indígena.

No primeiro capítulo, vamos conhecer as duas Rosas da montanha e as histórias de fé e redenção que elas tem para contar. Uma série exclusiva YAP realizada por Karine Menoncin:

Duas Rosas, muitas rezas na busca de alívio através da benzedura

DEveria vir aqui?

Karine

Uma gaúcha do interior que se descobriu na capital. Jornalista, social media, apaixonada por fotografia, turismo, culinária e histórias.

Deixe uma resposta